terça-feira, 13 de julho de 2010

Festa Julina

O Arraiá Tô de Casa Nova, a festa julina interna do Instituto de Educação Professor Carlos Camacho, aconteceu no dia 09 de julho de 2010. A festa contou com barraquinhas das turmas de 4º ano e a quadrilha do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com os professores e funcionários.

Para ver as fotos, CLIQUE AQUI.

Visita ao Planetário da Gávea

No dia 07 de julho de 2010 as turmas de 4º ano e duas turmas de 1º ano, totalizando mais de duzentos alunos em seis ônibus, visitaram o Planetário da Gávea, num projeto da Secretaria de Educação para despertar o interesse dos alunos à astronomia. Após a visitação fizemos uma parada na Quinta da Boa Vista para descontrairmos um pouco.
Veja as fotos CLICANDO AQUI.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

IDEB: IEPCC obtém nota 5,2

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

O Instituto de Educação Professor Carlos Camacho é avaliado apenas pelo seu segmento do Ensino Fundamental (atualmente 4º e 5º anos), já que não possui o segmento do 6º ao 9º ano e o Ensino Médio na Modalidade Normal está fora da avaliação do Ideb. O IEPCC obteve sempre um crescimento no Ideb, superando a meta nas duas últimas avaliações. Assim, temos:
  • Ano 2005: nota 4,5 (não existia meta nesta avaliação, por ser diagnóstica, ou seja, não existia um parâmetro por ser a primeira avaliação)
  • Ano 2007: nota 4,9 (a meta era 4,6)
  • Ano 2009: nota 5,2 (a meta era 4,9)
Na última avaliação (2009) o IEPCC obteve a melhor nota do município de Magé na avaliação do 5º ano de escolaridade, tanto na rede estadual quanto na rede municipal. Parabéns aos alunos, pais, professores e funcionários que contribuíram em mais esta conquista.