No dia 27 de maio Magé lançou sua Agenda 21. Depois de quase quatro anos de trabalho, o município realiza o evento de lançamento com apoio da Petrobras, Prefeitura, Câmara Municipal, Magé Tênis Clube, que cedeu o espaço, e várias empresas locais.A comemoração foi dupla, já que no início da semana foi aprovado pela Câmara o Projeto de Lei que institui, oficialmente, o Fórum da Agenda 21 de Magé.
A Agenda 21 trata-se, em resumo, de um guia capaz de unir métodos de proteção da natureza, eficiência econômica e justiça social. A Agenda 21 prevê ações concretas que devem ser empreendidas pelos governos e pela sociedade civil, nas esferas internacional, nacional e local. Foi um dos frutos da Eco 92 (ou Rio 92), Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro naquele ano.
A Agenda 21 de Magé trata de temas simples e complexos e maneiras de tratá-los para um desenvolvimento sustentável, com propostas concretas e listando fontes de recursos e parcerias. Os temas listados pela agenda são:
- Ordem ambiental (Recursos Naturais, Recursos Hídricos, Biodiversidade, Mudanças Climáticas)
- Ordem Física (Habitação, Saneamento, Mobilidade e Transporte, Segurança)
- Ordem Social (Educação, Educação Ambiental, Cultura, Saúde, Grupos Principais, Padrões de Consumo, Esporte e Lazer)
- Ordem Econômica (Geração de Trabalho, Renda e Inclusão Social, Agricultura, Indústria e Comércio, Turismo, Geração de Resíduos)
- Meios de Implementação (Ciência e Tecnologia, Recursos Financeiros, Mobilização e Comunicação, Gestão Ambiental)
Para informações mais detalhadas, inclusive visualização de toda a Agenda 21 do município, basta ir até a pagina da Agenda 21, município Magé, clicando no link http://www.comperjagenda21.com.br/municipios/mage
Nenhum comentário:
Postar um comentário